Inicialmente chamado de “Presentes para a paz”, o programa mundial surgiu como incentivo para que escoteiros do mundo todo contribuíssem em suas comunidades, com ações que iam desde a doação de brinquedos para crianças carentes e o combate ao racismo, até o plantio de árvores. Após dez anos, em 2011 o programa entrou em uma segunda fase, adotando o nome de Mensageiros da Paz, mas ainda apoiando iniciativas de projetos de serviços comunitários, incluindo a ênfase no diálogo e no empreendedorismo social, e a promoção da paz.
Em 2014, foi iniciado o desenvolvimento de uma estratégia de Rede Global para alinhar o Mensageiros da Paz com a Política Mundial do Programa de Jovens, com o Plano Trienal 2014-2017 e a visão da Organização Mundial do Movimento Escoteiro para 2023.
No site scout.org são cadastrados projetos de sucesso realizados pelo mundo todo, tornando a divulgação mais rápida e prática, de forma a inspirar mais grupos escoteiros.
Mensalmente, são registradas de três a cinco milhões de horas de serviço comunitário no mundo por meio do programa Mensageiros da Paz.
Frase de Representação : ''Não nascemos para fazer bem somente ao irmão de lenço, e sim para todos que precisam independente de raça, gênero, opinião. ''