100 Anos de Lobismo


O Lobismo

"Um ponto essencial é manter o Lobismo tão diferente, quanto o possível do Escotismo, de forma que o lobinho tenha desejo de chegar a ser escoteiro quando estiver na idade adequada. Um menino que está crescendo anseia por mudanças e variedade, e se o Escotismo não é mais que um passo adicional do Lobismo, se cansaria dele. Ele quer encontrar novas práticas e novas idéias quando se tornar um escoteiro".
Baden-Powell


No inicio de escotismo, as tropas não tinham diferenças de idade, variando com crianças de 9 à 18 anos, entretanto os meninos menores também queriam participar do movimento junto com os irmãos mais velhos.Algumas tentativas de incluírem estas crianças menores foram desastrosas, porque não conseguiam acompanhar as atividades feitas pelos escoteiros.

BP estava tomando muito cuidado, para que não pensassem que fazia diferença entre eles, mas também não queria formar um jardim de infância. O nosso primeiro chefe de lobos foi o reverendo A R Brow, que defendia o ingresso destes pequenos no escotismo. BP gostaria que o ramo do escotismo tivesse suas próprias características e em 1913 Percy W. Everet apresentou a BP um projeto intitulado: Regras para escoteiros menores. Decidiram que seriam chamados de Lobinhos, pois seriam adestrados, conforme regras do escotismo, ganhariam saudação própria, um emblema em forma de cabeça de lobo e a promessa simples de tentar fazer o melhor possível para a faixa etária deles.

Durante a primeira guerra mundial, os jovens foram servir o exército e as mulheres ocuparam o lugar dos jovens no adestramento dos lobos. Entre estas mulheres estava a Srta. Vera Barclay. Esta recebeu um convite especial de BP, para que trabalhasse junto aos lobinhos. Na verdade ela se interessava somente por escoteiros, mas resolveu aceitar o tão nobre convite. Não demorou muito para que os lobinhos a conquistassem. Ela colaborou com a organização do manual do lobinho, bem diferente do ramo escoteiro.

O Livro da “Jungle”


O livro da jungle de Rudyard Kipling foipublicado em 1904, e BP pediu a seu autor a permissão para usar o seu livro no lobismo. Kipling que era simpatizante do escotismo e pai de um escoteiro, deu sua permissão imediatamente.

Distintivo comemorativo de 100 de lobismo
O uso deste livro trouxe para os meninos a imaginação, o divertimento e o interesse pela fantasia que os lobinhos precisavam.

Este manual escrito por BP pode ser usado até hoje, pois como diria BP:"nós ensinamos pequenas coisas brincando, as quais poderão eventualmente fazerem grandes coisas á sério"

O marco da fundação do ramo lobinho pode ser tomada na publicação do manual do lobinho em 02 de dezembro de 1916.

O movimento escoteiro e o lobismo cresceu tanto, que foi criado o titulo de Akelá-lider, que autorizava este a dar curso para outros interessados.Nas filipinas o símbolo não é um lobo, é um gamo. No Japão é um filhote de urso. Nos Estados Unidos são chamados de Tigre, Lobos, Ursos e Webelos dependendo de sua idade. O uniforme também é diferente em alguns países, dependendo do clima local. Por exemplo: No canada usam gorro de lã, na índia usam turbante, etc. 

A ALCATEIA


Na alcateia, onde temos crianças entre 6 ANOS E MEIO e 11 anos, trabalhamos seis áreas de desenvolvimento que poderão ajudar os lobinhos e lobinhas em sua formação e no seu desenvolvimento pessoal. Estas seis áreas são trabalhadas pelos escotistas baseada no livro da Jungle de Rudyard Kipling, que serve como fundo de cena e como exemplo para todos os lobinhos e lobinhas. E um livro que conta a famosa historia de Mowgli, o menino lobo e seus amigos animais. Um livro de muita riqueza e de grandes exemplos, o qual resumimos a seguir.


Texto retido do Escoteiros de Jau


←  ANTERIOR PROXIMA → Home
Fale com a gente: (11) 97532-1715
Ou Clique aqui: Fale Conosco!

E-mail: grupoescoteiromonteolimpo@gmail.com

Atividades aos Sábados das 9:00 as 12:00.

Clube Escola Curuçá.
Endereço: Rua Grapirá, 537 - Vila Curuçá - São Paulo - SP.

Postagens populares

384º SP Grupo Escoteiro Monte Olimpo. Powered by Blogger.